Dia 28 de outubro. Na arena, o Palmeiras vence o Fluminense por 2 a 1 e, nas cobranças de pênaltis, consegue a classificação para a final da Copa do Brasil. Com grande atuação de Lucas Barrios e Fernando Prass, os alviverdes fazem festa no estádio, mas poucos imaginam que aquele seria o último triunfo da equipe até o início de dezembro.
Com quase um mês de preparação até a primeira final, os alviverdes tinham como discurso manter o foco na briga por uma das vagas no G-4 do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o time de Marcelo Oliveira era o oitavo colocado, com 48 pontos e apenas dois atrás do Santos, na quarta posição. Na prática, porém, o resultado foi bem longe esperado.
Nem mesmo um período de concentração e treinamentos na cidade de Atibaia serviu para recolocar o Palmeiras no caminho das vitórias. A derrota para o Coritiba, no último domingo, pela penúltima rodada do Brasileirão, fez o time de Marcelo Oliveira cair para 11ª posição no campeonato e se despedir de novembro sem nenhuma vitória: foram quatro derrotas (Santos, Vasco e Coritiba, além da primeira final da Copa do Brasil) e dois empates (Atlético-PR e Cruzeiro), na pior sequência do atual treinador no comando do clube.
A queda de produção do Verdão no Campeonato Brasileiro é motivo de preocupação e pressão nos bastidores do clube. No segundo turno, o aproveitamento da equipe despencou para 35,2%, mesmo número de Goiás e Chapecoense, e superando apenas Joinville e Fluminense. Por outro lado, a equipe superou rivais importantes na campanha da Copa do Brasil, como Cruzeiro, Internacional e Fluminense.
– Os dois times estão pressionados e querem o título. Temos de encaixar melhor o jogo, competir muito, não deixar o bom time do Santos jogar, e pressionar. Em casa é quase automático isso, em relação ao número de torcedores que teremos empurrando a nossa equipe – disse Marcelo Oliveira, no último domingo.
Até quarta-feira o clima será de mistério na Academia de Futebol. Assim como já havia ocorrido antes da primeira final, os treinamentos serão fechados para os jornalistas. Os titulares trabalharam normalmente no fim de semana, e o elenco alviverde já iniciou concentração na noite de segunda-feira.
FONTE: GE