O elenco do Palmeiras tem mostrado qualidade ao chegar, com escalações alternadas, à liderança do Campeonato Brasileiro e às semifinais da Libertadores e da Copa do Brasil. Mas, ainda assim, contra o Grêmio, no domingo, no Pacaembu, é possível que Luiz Felipe Scolari seja obrigado a improvisar nas duas laterais.
O problema são lesões, como as de Marcos Rocha e Diogo Barbosa, e suspensões: Victor Luis já terá de cumprir gancho por ter acumulado três cartões amarelos e Mayke e Diogo Barbosa serão julgados nesta quinta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela confusão com cruzeirenses na Copa do Brasil. O cenário mais pessimista pode ter o volante Jean na lateral-direita e o zagueiro Nico Freire do outro lado.A principal complicação está na esquerda. Victor Luis está suspenso e Diogo Barbosa tem duas possibilidades de ser vetado. Uma delas é por questão física, já que sofreu entorse no tornozelo direito diante do Cruzeiro, pela Copa do Brasil, no dia 26. Além disso, o camisa 6 será julgado por, segundo a súmula, ter desferido um tapa no rosto de Lucas Romero na confusão naquela partida, correndo risco de ser suspenso por até 12 jogos.
Se Diogo Barbosa não puder atuar, por lesão ou gancho, a alternativa que restará a Felipão é improvisar o zagueiro argentino Nico Freire (que só atuou uma vez pelo clube, em amistoso diante do colombiano Independiente Medellín, no Panamá, em 4 de julho), pois seria o único defensor canhoto à disposição. O lateral-esquerdo Luan Cândido, de 17 anos, que ficou no banco no sábado, contra o São Paulo, está com a Seleção Brasileira sub-20.